Organização

Qual a relação entre organização do ambiente de trabalho e a produtividade da equipe? Entenda agora!

organização no ambiente de trabalho

O nosso trabalho costuma ser a nossa segunda casa, um lugar onde passamos boa parte do nosso tempo. Logo, é muito importante que o gestor e todos os colaboradores fiquem atentos a organização do ambiente de trabalho e a qualquer fator que prejudique a produtividade da empresa. No ambiente organizacional, há algumas condições, que podem afetar o rendimento dos funcionários, por fazerem com que eles percam a atenção e o foco. 

A falta de organização no ambiente de trabalho, ao primeiro olhar parece um detalhe que não faz muita diferença, mas, na verdade, pode prejudicar muito a concentração, produtividade, nível de entregas e a lucratividade do seu negócio.

Confira, a seguir, algumas soluções para colocar sua empresa em ordem e aumentar a produtividade. Boa leitura!

Organize e arquive documentos e recibos

Essa é uma das dicas mais importantes para a  organização do ambiente de trabalho. Organize e arquive todos os documentos e recibos assim que chegarem em suas mãos. Uma grande dica para ser uma pessoa mais organizada é fazer as suas tarefas imediatamente, quando ela chega até você.

Arquive os documentos e recibos já no início da tarefa e sempre no lugar reservado para isto, assim você não esquece onde deixou e o seu espaço de trabalho fica vazio de distrações. Também, se precisar de algum documento futuramente, já vai saber onde encontrá-lo, evitando perder tempo procurando-o no meio da bagunça.

Separe um dia para dar uma geral 

Com a correria do dia a dia é difícil manter a organização no ambiente de trabalho. Então separe um tempinho, pelo menos uma vez por semana para fazer uma pequena “faxina” no ambiente onde trabalha.

Descarte tudo que for desnecessário e organize tudo que for necessário para suas tarefas. Algumas quinquilharias e acessórios podem estar tomando o espaço da sua criatividade. 

Assim, com seu espaço organizado ficará mais fácil desempenhar suas funções ao longo da semana, com mais atenção e organização.

Faça cópia do que for importante

Se for analisar, você não precisa da grande maioria dos papéis que guarda em seu escritório. Guarde somente o que for precisar, mas caso fique em dúvida é melhor escanear o documento ou recibo antes de descartá-lo.

via GIPHY

Hoje em dia é impossível ter um escritório que não use papéis e seja tudo digitalizado. Mas é possível diminuir a quantidade de papéis mantendo a maior quantidade de documentos possível em seu computador.

Caso seja um documento original, você deve arquivá-lo da forma correta (como sugerimos na primeira dica).

Tenha uma agenda

Para a organização do ambiente de trabalho é muito importante que seus colaboradores tenham uma agenda. Mesmo com o avanço da tecnologia, nada substitui ter uma agenda em mãos é uma das melhores maneiras de não esquecer nenhum compromisso e distribuir bem seu tempo.

via GIPHY

Você pode usá-la para fazer anotar informações importantes e fazer checklists. Assim você evita o acúmulo de papéis, aproveita melhor seu tempo, além de focar no que é mais importante e nas prioridades.

Defina prioridades

Comece o seu dia com todas as tarefas já definidas e dê mais atenção especial para os assuntos mais importantes. Listar todos os seus compromissos. É melhor saber de antemão como será o seu dia de trabalho e poder ter tempo para resolver imprevistos. Alivie sua mente e seja organizado.

Por fim, se você busca a organização do ambiente de trabalho e realizar suas tarefas de maneira bem eficiente, você deve se organizar e descartar tudo que não for necessário. Assim, você terá mais tempo para fazer coisas que são prioridades e efetuar suas atividades com a atenção devida a cada uma delas, sem distrações e sem desorganização. Além de aumentar a produtividade dentro da sua empresa.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecerem mais sobre o assunto!

 
Você também pode gostar
Saiba como armazenar material de construção de forma adequada
guarda-móveis
Como um guarda-móveis pode ser a solução para a falta de espaço
rotina diária
Rotina diária: se organize com esse passo a passo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This