Organização

Como organizar brinquedos das crianças e dar um fim na bagunça?

como organizar brinquedos

Quem tem criança em casa sabe que elas adoram brincar, mas depois da brincadeira, tudo fica uma bagunça! Saber como organizar brinquedos e manter os ambientes arrumados e livres de desordem no dia a dia pode parecer uma verdadeira missão impossível, principalmente para os pais e as mães que levam uma rotina agitada.

Mas, acredite, aprender como organizar brinquedos dos pequenos é mais simples do que parece e nós vamos lhe ajudar nisso! Confira neste post 5 dicas para sua casa ficar em ordem e para a criançada se divertir à vontade.

Crie um ambiente seguro para as brincadeiras sabendo como organizar brinquedos 

Para evitar a desordem em vários cômodos da casa, determine um lugar adequado para as brincadeiras. Nesse ambiente devem ficar guardados os brinquedos e, assim, proporcionar espaço suficiente para as crianças se divertirem.

Converse com seus filhos e explique a importância de utilizar aquele local para a hora de brincar. Assim, eles ficarão mais seguros de acidentes em outros pontos da casa, como cozinha e escadas, e terão uma área todinha liberada para a diversão deles e dos amigos.

Envolva a criança na tarefa de organização

como organizar brinquedos

É interessante ensinar a criança a como organizar brinquedos, então a inclua no momento em que for guardá-los. Você pode dar tarefas simples de acordo com a idade do pequeno para que ele crie, aos poucos, o hábito de organizar suas próprias coisas.

Esse exercício estimula a responsabilidade, a disciplina e o cuidado com os pertences. Então, delegue afazeres que possam ser cumpridos considerando as habilidades da criança — por exemplo: aos 5 anos de idade você pode pedir a ela que guarde os lápis de cor separadamente dos bastões de giz de cera; aos 8 anos é possível que ela recolha os papéis usados para jogar no lixo e recolha os jogos de tabuleiro em suas devidas caixas.

Aposte em nichos e prateleiras

O segredo para aliviar espaço no cômodo e tornar a arrumação depois das brincadeiras mais prática e fácil, é apostar nos nichos e nas prateleiras! Esses itens são mega funcionais e ótimos para decorar as paredes, por isso, invista em diferentes modelos e cores.

Você pode separar esses espaços por categorias de brinquedos e suas utilidades. Coloque livros de um lado, pelúcias de outro e os que são menos usados ou os que precisam de supervisão ficam em lugares mais altos, por exemplo.

Reaproveite materiais e crie seus organizadores

E por falar em organizadores, que tal reaproveitar materiais e criá-los você mesmo? Caixotes de feira, caixas de papelão, sapateiras suspensas e até canos de PVC são ótimos aliados da arrumação!

Na internet existem vários vídeos e tutoriais que ensinam como reutilizar e dar cara nova a itens que seriam descartados. Aproveite para se inspirar e usá-los a seu favor na hora de saber como organizar os brinquedos.

Invista em móveis multifuncionais 

Outra dica é dar preferência à mobília multifuncional e sob medida. Isso com certeza ajudará a economizar espaço na casa e ajudará na arrumação. Dá para encomendar móveis de acordo com suas necessidades, como pufes com baú, mesinha de desenhar com gaveteiros embutidos, cama com cesto para guardar bolas, etc.

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa! Basta seguir estas dicas de como organizar  brinquedos e soltar a criatividade para deixar o espaço de diversão dos pequenos mais funcional e prático. Assim, você conseguirá manter  os brinquedos em ordem com tranquilidade no dia a dia.

via GIPHY

Se você gostou deste post e quer ler mais sobre o assunto, confira o que fazer com o berço depois que o bebê crescer!

Você também pode gostar
guarda-roupas
9 ideias para organizar o guarda-roupas e liberar mais espaço
guarda-móveis
Como um guarda-móveis pode ser a solução para a falta de espaço
Acumulador ou Colecionador? Conheça a diferença

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This