Dicas Estoque

6 soluções de armazenamento de equipamentos para produtoras de vídeo

armazenamento de equipamentos

O armazenamento de equipamentos de som, fotografia e vídeo demanda espaço e requer muito cuidado, pois, além de frágeis, esses itens custam caro. Sendo assim, é preciso acondicionar e guardar esse material de forma adequada para incrementar a sua segurança e durabilidade. 

No entanto, muitos profissionais deixam itens, como câmeras, microfones, cenários e componentes de iluminação em locais improvisados, como casa de amigos e garagens. Essa atitude pode expor os equipamentos à umidade, à variação de temperatura e a outros eventos que danificam os produtos.

Quer saber a maneira correta de armazenamento de equipamentos do seu estúdio? Então confira as 6 soluções que separamos para você!

via GIPHY

1. Utilizar bolsas e mochilas próprias para o armazenamento de câmeras

As câmeras fotográficas e as filmadoras são muito sensíveis e, quando não estiverem sendo usadas, devem ser acondicionadas em mochilas ou bolsas próprias. Essas embalagens possuem divisórias para guardar e proteger tanto o corpo quanto as lentes do equipamento.

armazenamento de equipamentos

Vale lembrar que essas peças devem estar sempre limpas e secas. Os equipamentos devem ser retirados periodicamente para que possam receber ventilação e manutenção.

2. Acondicionar corretamente os demais equipamentos

Além de proteger as câmeras, é preciso ter muito cuidado com os demais equipamentos utilizados. Veja a forma correta de acondicionar cada um deles

  • microfones — tanto o modelo de mão, como o de lapela e o direcional devem ser colocados em estojos próprios;
  • cabos —  o cabo direcionável que é usado para microfones e o cabo mono utilizado para instrumentos musicais devem ser enrolados de modo a não embaraçarem e colocados em caixas ou bolsas;
  • tripés — esses acessórios devem ser desmontados e guardados em bolsas acolchoadas próprias para essa finalidade;
  • material de iluminação — os kits de iluminação também devem ser acomodados em bolsas próprias antes de serem transportados para o local de armazenamento.

3. Não deixar o material exposto ao sol e à poeira

armazenamento de equipamentos

Nunca deixe os equipamentos expostos ao sol, caso contrário, as suas partes de borracha podem endurecer, deixando o material inutilizável. O calor também pode ressecar os lubrificantes da lente objetiva e do obturador (dispositivo mecânico que abre e fecha protegendo a câmera da luz), danificando o produto.

É muito importante proteger as peças da poeira, que pode prejudicar a lente das câmeras e os artigos de cenário. Antes de guardar os itens em suas embalagens, é preciso higienizá-los para retirar a poeira e demais impurezas.

4. Se atentar à climatização do local onde o material será guardado

O excesso de umidade favorece a proliferação de fungos que danificam aparelhos eletrônicos, revestimentos e outros materiais de maneira irreversível. Sendo assim, nunca os deixe em um local cuja umidade do ar ultrapasse 60%.

5. Evitar o contato com superfícies orgânicas

Mesas, estantes e outras estruturas de madeira ou algum outro material orgânico potencializam as chances de contaminação dos equipamentos eletrônicos por fungos. Dessa forma, evite guardar câmeras, filmadoras e acessórios nesses locais.

6. Buscar uma solução segura para o armazenamento de equipamentos

A locação de um box ou um locker em um self storage é uma excelente opção para o armazenamento de equipamentos de vídeo, som e fotografia. Afinal, esse modelo de armazenagem pode abrigar todos esses itens com segurança monitorada dia e noite.

Esses compartimentos são disponibilizados próximos aos grandes centros e o cliente pode acessar o seu box quando quiser. A contratação de um self storage é prática e rápida e o contrato pode ser renovado ou encerrado mensalmente, sem a necessidade de pagamento de multa rescisória.

Além dos equipamentos da sua produtora, nesses boxes, você pode armazenar quase todos os tipos de produtos. É possível guardar móveis, roupas, calçados, material de esporte e lazer, livros, documentos, fotografias e muitos outros artigos.

Agora você já conhece um local seguro e acessível para guardar de forma adequada todos os seus pertences que não cabem em sua casa. Aposte em um self storage eficiente, capaz de proteger seus bens preciosos e agregar tranquilidade em sua vida.

Você gostou de conhecer as soluções para o armazenamento de equipamentos para produtoras de vídeo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades desse moderno conceito de autoarmazenamento.

 

Você também pode gostar
gestão de e-commerce
Gestão de e-commerce: 5 práticas essenciais que você precisa conhecer
Conheça as 4 melhores dicas para os acumuladores!
guardar fotos
Preservar e guardar fotos e álbuns de família: 4 dicas para você

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This