Dicas Organização

Conheça as 4 melhores dicas para os acumuladores!

Você é o tipo de pessoa que adora acumular objetos, mas vive se perguntando se esse comportamento é normal? Calma! Os acumuladores possessivos são uma minoria e as chances de você ser um deles são muito pequenas.

Os acumuladores possessivos têm uma necessidade de adquirir quantidades absurdas de pertences. Além disso, são incapazes de se livrar desses objetos, mesmo quando eles não possuem qualquer utilidade prática ou valor monetário.

Já a maioria dos acumuladores não possuem um distúrbio, ou seja, são de um perfil completamente normal, mais relacionado ao de colecionadores.

Se esse é seu caso, você não pode perder nossas dicas de como manter seu acervo sempre controlado e organizado. Vamos lá?

via GIPHY

1. Separe objetos para doar ou jogar fora

Por mais que seus pertences tenham muito valor para você é preciso, de tempos em tempos, revisitar tudo o que você possui. Dessa forma, você poderá entender o que ainda faz sentido ser mantido e o que já não tem muito significado. Assim, você poderá manter tudo limpo e organizado.

acumuladores

Uma ótima pedida é a doação. Além de resolver o seu problema, você ainda poderá ajudar outras pessoas. É importante observar, entretanto, que nem tudo pode ser destinado à doação: itens estragados e que não terão mais utilidade devem ir direto para o lixo!

2. Encontre novos usos para os objetos

Dependendo dos objetos que você tem em mãos, vale a pena pensar duas vezes antes de jogá-los fora. Isso porque há várias maneiras de você transformar um objeto velho e sem serventia em outro — novo e até mesmo irreconhecível!

Se a criatividade não é seu ponto forte, não se preocupe! Na internet há centenas de sites que ensinam como transformar seus objetos antigos. Essa é uma boa estratégia para quem é muito apegado a seus pertences, pois você não precisará se desfazer de nada!

3. Transforme itens sentimentais em histórias

Você não consegue mais, por falta de espaço ou por outros problemas, manter alguns objetos que têm muito valor sentimental para você? Você não quer ser um daqueles acumuladores obsessivos? Os psicólogos sugerem uma estratégia que pode aliviar seus sentimentos de dor e culpa.

Você pode tirar uma foto do item em questão e escrever um pouco sobre a história dele e sobre seu significado. Assim, você poderá se desfazer do objeto sem peso na consciência. Preservar a memória do objeto é muito mais importante do que mantê-lo mal conservado e mal cuidado.

4. Recorra ao self storage

Se, até aqui, todas as dicas envolveram mais desapego do que você deseja, a última sugestão foi feita especialmente para você! Se não tem a menor intenção de se livrar de nada, os self storages podem ser a melhor solução para o problema.

Os self storages foram criados para atender pessoas e empresas com demandas de espaço e de auxílio na guarda de objetos e móveis. A grande vantagem dessa alternativa é que você ganha espaço e organização, sem precisar se desfazer de nada daquilo que tem tanto valor.

Os contratos de self storage normalmente são flexíveis e podem ser encerrados a qualquer momento. Além disso, os espaços são super seguros, com monitoramento constante e acesso limitado ao contratante. Nada melhor do que saber que seus pertences estarão bem cuidados e protegidos, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas? Percebeu como é possível que os acumuladores mantenham seus objetos sempre em ordem e sob controle? Então, que tal apostar em ainda mais praticidade e organização para a sua casa? Descubra 4 dicas de ouro para você arrumar a sua casa mais rápido! Você vai adorar essas sugestões incríveis! Vamos lá?

Você também pode gostar
reforma de apartamento
Conheça as 5 principais etapas para a reforma de um apartamento
guarda-móveis
Como um guarda-móveis pode ser a solução para a falta de espaço
guarda-roupas
9 ideias para organizar o guarda-roupas e liberar mais espaço

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This